segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

10 Técnicas p/ Diminuir a Ansiedade e Equilibrar o Emocional


1.     Identificar as fontes que geram ansiedade
 De todos este é o passo mais importante. Para diminuir a ansiedade é importante saber suas fontes. O ideal é que o cliente pegue uma folha de papel e por alguns minutos escreva tudo que gera a sua ansiedade.      Elabore uma lista com 10 itens que geram ansiedade e as últimas 10 situações em que entrou em crise.

2.     Elimine obrigações desnecessárias
 A vida já está cheia de obrigações, começando com as profissionais e passando pelas familiares, as cívicas, as tarefas domésticas e aquelas ligadas a instituições,  associações ou  religiosas, terminando nos passatempos, atividades desportivas, culturais e online, entre muitas outras. Pense em cada uma delas e a quantidade de ansiedade que elas produzem. Você precisa ser realmente radical e eliminar a forma como conduz as atividades que geram mais ansiedade.

3.     Procrastinação
 “Deixar para amanhã tudo aquilo  que pode ser feito hoje”- Todos fazemos isto, só que, ao deixar que os afazeres da sua vida se amontoem, também gera ansiedade. Sofremos por antecipação, desenvolva o hábito de fazer agora e manter o controle do seu dia. Um “check-list” é recomendável.

4.     Desorganização
 Todos nós temos uma pontinha de desorganização, mesmo que tenhamos desenvolvido e executado um sistema de organização perfeito. A ordem natural das coisas é mais cedo ou mais tarde a perda de controle, e se não for controlada a tempo se transforma em caos.

5.     Controlador
 Embora gostaríamos de ser o “mestre do universo”, tentar controlar a tudo e a todos não funciona, mas tentamos fazer assim mesmo, e quando verificamos que de fato não obtemos resultados, nossos níveis de ansiedade sobem. Deixe as coisas fluírem naturalmente, respeite a forma como as pessoas fazem as coisas, e aprenda a aceitar os resultados. Aprenda a delegar tarefas e deixe de tentar controlar as pessoas e as situações.

6.      Elimine os suga-energia
 Se já parou para analisar a sua vida (passo 1), deve ter identificado algumas  coisas que sugam sua preciosa energia. Existem certas coisas na vida  que são mais exaustivas que outras e que não acrescentam nenhum valor, sendo assim livre-se delas, e obterá mais energia, menos ansiedade e mais felicidade.

7.     Evite as pessoas complicadas
 Você sabe exatamente quem são:  diretores, colegas de trabalho, clientes, vizinhos, até alguns amigos e familiares. Pessoas que tornam a sua vida mais complicada, e na medida do possível cortar relações ou mesmo diminuir.

8.     Simplifique sua vida
 Torne mais simples as tarefas do dia a dia, obrigações, informações que registra, sua casa e muitas outras coisas, e irá perceber que seu nível de estresse irá diminuir.

9.     Relaxe ao longo do dia
 É importante ao longo do dia fazer pequenas pausas, principalmente no trabalho. Durante alguns minutos, pare tudo e massageie seus ombros, pescoço, cabeça, braços e mãos. Levante-se e estique as pernas, ou se espreguice, dê uma pequena caminhada e beba água. Converse com alguém ( com exceção as do passo 7), tome ar fresco, e se afaste do computador.

10.  Exercícios Físicos
 A prática de exercícios físicos é extremamente eficaz na prevenção do estresse, ansiedade, e uma vez que lhe proporciona algum tempo de qualidade sozinho, perfeita para relaxar. Pessoas com melhor condição física tem maior facilidade em lidar com o estresse e a ansiedade.


      Fonte: IAHA-Instituto Armstrong de Hipnose Avançada

Nenhum comentário:

Postar um comentário